• Carregando...
A expectativa é que o certame seja lançado ainda em 2022
A expectativa é que o certame seja lançado ainda em 2022| Foto: Divulgação/PC-TO

Está autorizada a realização do próximo concurso para ingresso no quadro de servidores da Polícia Civil do estado do Tocantins, seleção deverá ofertar vagas para as carreiras de agente de polícia, agente de necrotomia, delegado, escrivão, papiloscopista e perito criminal em diversas especialidades.

No momento da assinatura do documento o governador do estado Wanderlei Barbosa reforçou que o ato representa a preocupação da gestão com o fortalecimento da segurança pública. “Isso significa a reposição de homens e mulheres para a nossa Polícia Civil, fortalecendo as forças de Segurança Pública do Estado. O secretário tem toda a autorização do Governo para dar andamento ao concurso”, reforçou.

Ainda não há definição do cronograma da seleção e nem a contratação de uma banca examinadora para as provas, mas a expectativa é que o edital de abertura do concurso seja publicado ainda em 2022.

Últimos concursos

(1) Delegado de Polícia Civil

O último edital para ingresso na carreira de delegado da Polícia Civil do Tocantins foi publicado pela Fundação Aroeira em 07 de março de 2014 (acesse aqui), com a oferta 102 vagas com vencimento básico inicial de R$ 10.735,28, além da formação de cadastro de reserva.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados na capital Palmas através de prova objetiva de múltipla escolha com sessenta questões das matérias de língua portuguesa, conhecimentos regionais, de história e de geografia do estado do Tocantins, Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Legislação Especial, além de prova discursiva na mesma data composta da elaboração de uma peça técnico-profissional.

Os classificados na primeira fase foram convocados para exame médico, teste de aptidão física e exame psicológico, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Houve também avaliação de títulos de caráter unicamente classificatório. Os candidatos passaram ainda por investigação criminal e social no decorrer do concurso, de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e de caráter eliminatório, inclusive com a aplicação de exame toxicológico a critério da administração.

A última etapa do concurso foi o Curso de Formação Profissional realizado pela Academia de Polícia Civil na sede localizada em Palmas, de caráter eliminatório e classificatório, na conformidade do respectivo Regimento Interno.

(2) Perito Criminal e Médico Legista

O último edital para ingresso nas carreiras de perito criminal e médico legista da Polícia Civil do Tocantins foi publicado pela Fundação Aroeira em 07 de março de 2014 (acesse aqui), com a oferta de 72 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, todas com vencimento básico inicial de RS 9.274,48. O ingresso na carreira de médico legista exigiu nível superior em medicina, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), curso de formação de médico legista e Carteira Nacional de Habilitação. Já para o ingresso no cargo de perito criminal teve a exigência da Carteira Nacional de Habilitação e do diploma de nível superior em Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Geologia, Odontologia, Processamento de Dados, Química ou Sistema de Informação.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados na capital Palmas através de prova objetiva de múltipla escolha com oitenta questões das matérias de língua portuguesa, informática, conhecimentos regionais, de história e de geografia do estado do Tocantins, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins e conhecimentos específicos.

Os classificados na primeira fase foram convocados para teste de aptidão física (somente para perito criminal), exame médico e exame psicológico, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Os candidatos passaram ainda por avaliação de títulos de caráter unicamente classificatório.

A última etapa do concurso foi o Curso de Formação Profissional realizado pela Academia de Polícia Civil na sede localizada em Palmas, de caráter eliminatório e classificatório, na conformidade do respectivo Regimento Interno.

(3) Agente, Escrivão, Papiloscopista e Agente de Necrotomia

O último edital para ingresso nas carreiras de agente, escrivão, papiloscopista e agente de necrotomia da Polícia Civil do Tocantins foi publicado pela Fundação Aroeira em 07 de março de 2014 (acesse aqui), com a oferta de 230 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, todas com vencimento básico inicial de R$ 4.150,10. O ingresso nas carreiras de agente, escrivão e papiloscopista exigiu nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação. Já para o cargo de agente de necrotomia a exigência foi o diploma de graduação em enfermagem e Carteira Nacional de Habilitação.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados nas cidades de Araguaína, Gurupi, Dianópolis, Tocantinópolis e Palmas através de prova objetiva de múltipla escolha com oitenta questões das matérias de língua portuguesa, informática, conhecimentos regionais, de história e de geografia do estado do Tocantins, Noções de Direitos Humanos, Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial e conhecimentos específicos, sem a exigência das matérias de Direito Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal e Legislação Especial para as vagas de agente de necrotomia e papiloscopista.

Os classificados na primeira fase foram convocados para exame de aptidão física, exame de sanidade física, exame de sanidade mental e exame psicotécnico, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Os candidatos passaram ainda por investigação criminal e social no decorrer do concurso, de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e de caráter eliminatório, inclusive com a aplicação de exame antidrogas, a critério da administração.

A última etapa do concurso foi o Curso de Formação Profissional realizado pela Academia de Polícia Civil na sede localizada em Palmas, de caráter eliminatório e classificatório, na conformidade do respectivo Regimento Interno.

Veja aqui os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]